sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

TEMA: SOMOS SALVOS PARA SERVIR

INTRODUÇÃO

Vamos estudar hoje: Deus nos salvou e nos fez sacerdotes reais para servi-Lo. Devemos vigiar o nosso coração para servir a Deus. Conhecer mais de Deus para servi-Lo. Viver sempre servindo a Deus como Ele quer: com alegria, louvor, gratidão, prazer, firmeza e constância. Servir a Deus é um grande privilégio e é uma grande benção para nós.

1) DEUS NOS SALVOU PARA SERVI-LO

Em Mal. 1:6-7 diz: “O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor: e se Eu sou o Pai, onde está a minha honra? e se Eu sou o Senhor onde está o meu temor? Diz o Senhor dos Exércitos"... Todas as coisas foram criadas por Deus, tanto as do Céu como as da Terra. Deus quer ser glorificado, adorado e servido por todas as coisas que Ele criou (Sal. 148:1-14).

Deus quer que nós O honremos e temamos. Temor significa respeito, reverência e reconhecimento do que Deus realmente é. Deus criou o Homem santo, puro e sem pecado. Deus deu ao Homem o domínio sobre tudo o que há em toda a face da Terra (Gen. 1:26-28), pois o Homem é a obra-prima e a coroa da criação de Deus.

Diante de tamanha benção que o Homem recebeu, Deus esperava ser servido e adorado pelo Homem. Este Homem, todavia, desviou-se deste ideal, desobedeceu a Deus e degenerou-se. Deus, em seu incomparável amor, operou em nós a fé, para crermos na obra redentora de Cristo no Calvário. Assim, salvou-nos para servi-Lo.

E, para que possamos servi-Lo ainda melhor, colocou em nosso espírito o Seu Espírito Santo, como um selo, que é o penhor ou a garantia da nossa salvação eterna (Ef. 1:13-14; 2a Cor. 1:22). Deus quer ser servido, louvado e adorado por cada um de nós. Devemos servi-Lo com pureza de coração e santidade de vida. Essa é a razão da nossa existência neste Mundo. Temos uma dívida de serviço, louvor e adoração para com Deus (Isaias 44:21-22; 43:7 e v. 21; Sal. 29:2).

2) DEUS NOS FEZ SACERDOTES REAIS

Somos embaixadores de Cristo na Terra (2a Cor. 5:20), isto é, somos sacerdotes do Rei Jesus. Todo salvo já é um sacerdote, porque Deus nos fez sacerdotes reais para servi-Lo. Três são as principais funções do sacerdote: (A) apresentar o povo a Deus em oração. (B) interceder, suplicar, pedir pelo povo. (C) alimentar espiritualmente o povo, ensinar a Palavra, (apascentar), etc...

Recebemos um ministério sacerdotal ou sacerdócio real, cuja finalidade é anunciar a virtude ou o poder de Deus, para que outros também recebam a mesma benção que nós recebemos. Somos, portanto, participantes do Reino de Deus, sacerdotes do Rei eterno, o Rei da Glória, salvos por Cristo para servir ao seu Reino.

Porém é necessário que Cristo reine primeiro em nós, para então, Cristo reinar através de nós, e isto é para nós um grande privilégio (Luc. 12:31-32; 1a Ped. 2:9).

3) VIGIEMOS O CORAÇÃO PARA SERVIR A DEUS

A Bíblia nos ensina que os nossos caminhos, atitudes e decisões, mesmo que pensemos serem exclusivamente nossos, não o são. Se alguém não quer servir a Deus, estará, mesmo que não queira, servindo a si mesmo, ao pecado e ao Diabo, ainda que inconscientemente. Se nos achegarmos a Deus, fazendo-Lhe a vontade, servindo-O e adorando-O, Deus nos influenciará a tomarmos as boas decisões e a vivermos nos seus bons caminhos. Então seremos abençoados.

Se, porém, quisermos viver segundo a nossa própria cabeça ou coração, tomaremos decisões e seguiremos caminhos contrários à vontade de Deus. Seremos ‑ mesmo sem querer – influenciados pelo pecado e pelo Diabo. Isto certamente nos trará muitos males e grandes sofrimentos.

Somos influenciados em tudo. Nós não podemos ficar neutros. Mesmo que alguém diga que é dono do seu nariz e faz o que quer, a Bíblia nos ensina que não somos donos de nós mesmos, mas somos propriedade exclusiva de Deus. A Bíblia diz que somos servos daquele a quem nos apresentarmos. Se nos apresentarmos a Deus, seremos servos de Deus, mas se não quisermos ser servos de Deus, estaremos servindo automaticamente ao pecado, até mesmo inconscientemente.

Por isso, vigiemos sempre o nosso coração para que ele não nos engane, achegando-nos sempre a Deus e servindo-O, estudando a Bíblia e orando (Prov.4:23; 7:2-3; 20:24; 28:26; Jeremias 10:23; 17:9; Lucas 21:34; Rom. 6:16-18).

4) CONHEÇA MAIS DE DEUS PARA SERVI-LO

Devemos nos esforçar para conhecer mais de Deus, estudando a Bíblia todos os dias, lendo primeiro o Novo Testamento e a seguir o Antigo. Depois disto, devemos iniciar o estudo dos versículos, podendo usar as referências do rodapé.

É bom adquirir uma concordância bíblica completa e um bom dicionário bíblico. Isto facilitará muito a localização dos versículos correlatos, (isto é, que tratam do mesmo assunto) porém, abordando-o de forma diferente.

Estudo da Bíblia, vida de oração, Escola Dominical e os cultos da Igreja devem ser o ponto alto de nossa vida. Dessa forma, rapidamente conheceremos mais de Deus, conforme o exemplo do estudo sistemático da Bíblia, que nos dá essa figura. Então Deus aumentará a nossa fé, e sobre a fé acrescentará: virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade. Desta forma não ficaremos ociosos no conhecimento de Deus nem no servi-Lo (Rom. 10:17; Sal. 1:1-6; 2a Ped. 1:2-9).

5) VIVA SEMPRE SERVINDO A DEUS

É necessário vigiar o nosso modo de viver em todas as áreas. Na vida familiar, no trabalho, com os vizinhos, etc., que tudo esteja compatível com o Evangelho de Jesus Cristo. E, sempre que possível, devemos anunciar aos outros as nossas experiências com o amor e o poder de Deus (Atos 5:42; Marc. 5:19). Participar dos cultos ao ar livre, distribuir folhetos, visitar hospitais, orar pelos doentes, convidar pessoas para virem à Igreja, etc... Se fizermos assim, Deus nos abrirá os olhos espirituais e nos dará sabedoria, discernimento e direção para que não erremos (Rom. 8:14). Essa figura nos suge-re pré-disposição para ser-virmos a Deus. Amém.

6) SIRVA A DEUS COMO ELE QUER

Em 1a Cor. 9:16-17 Paulo diz: se anuncio o Evangelho de boa vontade terei galardão; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. No livro de Jonas, vemos que Deus cumpriu a Sua Palavra, salvando, pela pregação de Jonas, 120 mil pessoas que se arrependeram, na cidade de Nínive. Porém Jonas perdeu o galardão porque o fez de má vontade.

Assim, em todas estas coisas e outras mais, devemos sempre servir a Deus como Ele quer: servir com alegria, louvor, prazer, regozijo, gratidão; e ainda com boa vontade, firmeza, constância e abundância, e Ele nos recompensará (Sal. 100; Sal. 37:4 e v. 7; Filip. 4:4; Col. 3:15; 1a Cor. 15:58). Não vivamos inquietos nem ansiosos, porque Jesus cuida de nós (Filip. 4:6; 1a Ped. 5:7). Descansemos em Cristo, servindo-O todos os dias e em todas as áreas da nossa vida. Amém.

7) SERVIR A DEUS É UMA BÊNÇÃO

Em Mal. 3:18 está escrito: “Então vereis outra vez a diferença entre o que serve a Deus e o que O não serve.” Assim aconteceu no Dilúvio, em Sodoma e Gomorra e na passagem pelo Mar Vermelho, quando Deus salvou aqueles que O serviam. Porém os que não serviam a Deus foram destruídos. Essa diferença terrível vai acontecer outra vez.

Em breve, Jesus vem arrebatar os que servem a Deus. E os que O não servem receberão todos os juízos e flagelos do Apocalipse. O fato de alguém não querer servir a Deus já é um pecado. No entanto, servir a Deus é um privilégio e uma grande benção.

Servindo a Deus, seremos o sal da Terra e a luz do Mundo. Cristo brilhará através de nós. A Terra será temperada com o sal da Palavra de Deus e sarará (Mat. 5:13-16). A Nação que não quer servir a Deus sofre terrivelmente (Juizes 10:6-10 e v.16; 11:29 e v. 33). “Bem-aventurada é a Nação cujo Deus é o Senhor” (Sal. 144:15; 33:12). Deus promete retirar de nós as enfermidades e nos dar fartura se O servirmos (Êxodo 23:25). Servir a Deus nos fará amigos íntimos e estreitados d'Ele (João 12:26; 14:23; 15:15-16 e v. 20). Todos nós temos necessidade de servir a Deus. Somos salvos para servir e isso é muito bom para nós. Amém.

A) APELO

Este estudo aplica-se mais aos salvos. Se alguém, no entanto, ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, arrependa-se e creia pela fé que os seus pecados crucificaram Jesus. Creia que Cristo já recebeu na cruz o castigo que você merecia, e receba hoje pela fé o perdão e a salvação (Romanos 3:20 e v. 28; Efésios 2:8-9; Isaias 53:4-6).

CONCLUSÃO

Deus nos salvou e nos fez sacerdotes reais para servi-Lo. Devemos vigiar o nosso coração. Conhecer mais de Deus para servi-Lo e não sermos enganados. Nossa vida material deve em tudo ser compatível com a Palavra de Deus. Devemos anunciar aos outros o que Deus já fez em nossas vidas. Convidar pessoas para virem à Igreja. Servir a Deus com alegria e louvor, regozijo e gratidão, firmeza e constância, abundância e boa vontade. Deus promete retirar de nós as enfermidades e nos dar fartura. Todos nós temos necessidade de servir a Deus e isto é um grande privilégio, é uma bênção e nos fará íntimos de Deus. Lembremos sempre que somos salvos para servir. Leia a Bíblia. Comece pelo Novo Testamento e a seguir o Antigo. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário